"Sob o céu estrelado de uma noite de verão", começava assim o texto, que a vi escrever no seu pequeno computador que parece uma lancheira azul, para o blogue que lhe criei a seu pedido já há cerca de dois anos, depois de descobrir que a mana tinha um, porque também ela queria ter um diário onde pudesse escrever a computador, e pudesse decorar com borboletas coloridas sob um fundo bem lilás ou cor-de-rosa (pois claro).
De um modo algo frenético escrevia sobre os últimos dias, a chegada dos primos, as brincadeiras, as cumplicidades. Escrevia alheada das conjunturas, das crises políticas e económicas, das tróicas e coiso...
Pelo meio dizia-me "sabes mana, Verão já não se escreve com letra maiúscula, sabias disso?" tentando já precaver a minha possível tentativa de a corrigir, no fim, vira-se para mim, fitando-me com aqueles olhos grandes e em jeito de autorização diz: "vá lê, e podes dar-me a tua opinião".
A ela disse-lhe que estava muito bem, no entanto a minha opinião sobre o precioso relato, como quem se dirige a uma plateia, acerca destes dias quentes, faz-me saudades daquela visão simples do mundo pelos olhos de uma criança, ela alheada de tudo o resto, do alto dos seus 9 anos, intitulou aquele relato como "Dias Felizes".
As minhas meninas escrevem em diários de papel e caneta:)
ResponderEliminarTããããoooo Bom;) O mundo visto pelos olhos delas...
jinhossssssss
E como são verdadeiramente felizes esses dias...ela só vai descobri-lo muito mais tarde mas nós já sabemos!!!
ResponderEliminarBjs
maria
A ingenuidade de criança vai desaparecendo...
ResponderEliminarOlá Poppy,
ResponderEliminarGostei da simplicidade do texto e mais importante da mensagem.
Esses episódios levam-me sempre a sorrir quando os sonhos eram como uma realidade. os dias eram felizes e estava sempre tudo bem. Às vezes, tenho saudades desse tempo mas como ainda me considero uma criança não noto lá muito.
Deixo-te os parabéns pelo belíssimo texto, :)
beijinhos grandes e continuação de uma boa semana.
Ainda bem que assim é, que aos 9 anos é bom que tenha dias felizes e de brincadeira, alheada destas conjunturas políticas e económicas atuais que ninguém entende ao certo, mas parecem estar a resvalar para o pântano...
ResponderEliminarE outra coisa temos a certeza: muita sorte tem ela com a mana, que conheço muitas que não têm a mínima paciência para aturar crianças e as suas brincadeiras, sejam irmãs, primas ou outras... ;)
Beijocas!
eheh... Coisas de irmãs e visão da irmã mais velha ! :))) ...
ResponderEliminarSabes que nunca tive uma irmã, apesar de ter tido mais 3 irmãos que conheci e ainda 2 que não sobreviveram (outros tempos ! :(( ) !
Seríamos 6, numa tentativa dos meus pais "buscarem" uma menina !
... e sabes quanto eu gostaria de ter tido uma irmã ?... É como que um vazio na minha vida ! ...
Beijinhos, Poppy ! :))
.
Com essa idade ter já a noção que os seus dias são felizes é um achado porque quando era criança e era feliz eu não sabia que o era! :-))
ResponderEliminarAbraço
Uma ternura... :)
ResponderEliminarSuricate, a minha pequena também, aliás ela só vai à net com alguém por perto, ela escreve a maior parte das coisas no seu diário de papel e caneta, no blogue que eu lhe criei (e que é fechado) só escreve quando eu estou :)
ResponderEliminarSim o mundo visto pelos olhos dos pequenos é maravilhoso!
Beijinhos
Maria só mais tarde damos o real valor...
Beijinho
NightDark Infelizmente é mesmo isso que acontece :/ E é uma pena...
Beijo
Sérgio eu também tento manter a criança que há em mim "de meninos e de loucos todos temos um pouco"... mas nada é como era, porque as preocupações são várias e é impossível ficar alheada de muitas das coisas que nos rodeiam, era bom não era?
Beijinho
Teté sim o que é facto é que é um conjunto de trapalhadas que ninguém entende ao certo, mesmo os grandes entendidos quanto muito conseguem formular teorias, agora explicações, razões concretas? Ainda não as vi :)
A minha irmã é um doce, mesmo com a sua personalidadezinha tão peculiar, agora está cá a prima e têm demonstrado uma cumplicidade muito delas (e a prima nem fala português...) mas chega ao fim do dia e enquanto estive perto era para o abraço da mana que vinha, e é muito bom :)
Beijocas
Rui eu penso que os rapazes acabam por ter um instinto de protecção sobre as irmãs, eu sinto isso vindo do meu irmão, e é mais novo.
Quando a minha mãe engravidou e nos disse, o meu irmão entrou em êxtase (até saltou para cima da cama a dar pulos de alegria), quando soubemos que era uma menina o seu rosto fechou-se por momentos, mas hoje consigo assegurar que se fosse um menino ele não gostaria mais dele do que aquilo que ele gosta da minha irmã! É uma cumplicidade muito bonita :)
Beijinhos
Rosa dos Ventos é verdade, dizem que só se tem noção de felicidade quando nos cruzamos com momentos mais tristes, a minha irmã vê estes dias como felizes, porque sabe o que é a despedida, e cada vez mais as despedidas dos primos são difíceis para elas... Talvez por isso ela tenha noção desses "dias felizes", mas penso que só mais tarde se poderá dar todo o valor que esses dias tinham.
Abraços
Luísa sem dúvida :)
Obrigada
Beijinho