segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Este país que eu amo ♥

O nosso pequeno grande país ficou na lista dos 10 países mais bonitos do mundo, assim o diz o ucityguides. Portugal nessa lista ficou em sexto lugar. Embora para nós seja sempre o número 1 (pelo menos para mim é!) é sempre honroso num mundo imenso em que vivemos obter uma classificação destas.

"Tudo é em pequena escala, mas no conjunto torna-se impressionante como tanta e diversificada beleza,  cabe de algum modo num país tão pequeno que parece ser um dos preferidos do sol"


Aqui fica a lista Top 10 apresentada pelo site:


 1. Itália

AMALFI COAST, ITALY



2. Espanha

JAÉN (ANDALUSIA), SPAIN


3. França

CHÂTEAU DE CHENONCEAU (LOIRE VALLEY), FRANCE



4. Austrália

ULURU-KATA TJUTA NATIONAL PARK, AUSTRALIA


5. Grécia

SANTORINI, GREECE


6. Portugal

ALGARVE, PORTUGAL

For the pristine natural wonders of the volcanic Azores alone, Portugal would be on this list. Then there's the "floating garden" that is Madeira, the dramatic coastline and mystical capes of the mainland, the serene plains of the Alentejo with the stunningly-sited white medieval vilages of Marvão and Monsaraz, the Peneda-Gerês National Park, or the perfect collaboration of man and nature in the magic fantasy of Sintra and verdant Douro Valley. 
And while the old centers of Lisbon and Porto are inexplicably rundown and stubbornly neglected, it's hard to match their scenic beauty with their grand riverside settings. Everything is in a small scale but when all combined it's impressive how so much diverse beauty somehow fits in such a tiny country that seems to be a favorite of the sun. 

Só pelas maravilhas naturais do vulcânico arquipélago dos Açores, Portugal merece figurar na lista. Depois temos ainda o "jardim flutuante" que é a Madeira, as planícies serenas do Alentejo com as suas esplendorosas vilas medievais de Marvão e de Monsaraz, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, ou  a perfeita colaboração entre o homem e a natureza na mágica fantasia de Sintra e no verdejante vale do Douro. 
Enquanto que os antigos centros de Lisboa e do Porto se encontram inexplicavelmente votadas ao abandono e teimosamente negligenciadas,  é dificil igualar a beleza das suas zonas ribeirinhas. 
Tudo é em pequena escala, mas no conjunto torna-se impressionante como tanta e diversificada beleza cabe de algum modo num país tão pequeno que parece ser um dos preferidos do sol.

(Traduzir textos e reescrevê-los em português não é o meu forte, por isso se alguém encontrar algum erro, sinta-se à vontade para me corrigir.)



7. Estados Unidos da América

THE GRAND CANYON, USA


8. Brasil

RIO DE JANEIRO, BRAZIL


9. África do Sul

TABLE MOUNTAIN, SOUTH AFRICA


10. Alemanha

BAVARIA, GERMANY


(Todas as imagens foram retiradas do artigo em questão publicado no site do ucityguide.)

40 comentários:

  1. Olá Poppy,

    simplesmente não compreendo porque razão é o Algarve que aparece sempre em destaque. O nosso país tem sítios maravilhosos e para mim o Algarve não é um deles, de todo!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu concordo contigo em relação ao Algarve, mas se reparares bem, ainda que a imagem seja da costa Algarvia nem sequer é referido no belo texto que dedicam ao nosso país!

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Eu reparei, mas nada é comparável a Sintra! :)

      Eliminar
    3. Sintra é maravilhoso tal como muitos outros sítios no país, são tantos os sítios belissimos que temos que acho que não consigo destacar nenhum, e é por achar isso que acho que o Algarve (ainda que tenha sitios belissimos e a maioria fora dos roteiros turisticos) não se sobrepõe a nenhum outro local e está sobrevalorizado.

      Beijo*

      Eliminar
  2. Estou muito orgulhasa deste 6ºlugar, embora para mim merecesse o 1º lugar. :P
    Grata pelo comentario no meu blog.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim também Joana :) Mas é um bom lugar, pelo menos destacam-nos, não aparecemos associados à Espanha, prefiro o 6º lugar do que não aparecermos e partirem do principio que somos uma provincia espanhola ainda que a Espanha esteja em segundo lugar! É um país beijado pelo sol!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Somos um país porreiro para se passar férias. As praias são bem boas, temos peixinho grelhado, o pessoal é simpático a afável. De resto... emigrar mazé...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta lista não está construida com base na nossa política nem com base nos niveis de emprego mas sim com base na sua beleza.

      Beijinho

      Eliminar
  4. De uma beleza simples e por isso tão belo :) Assim o vemos nós e os outros (por vezes, de uma forma mais atenta que nós). Obrigado pela partilha Poppy. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena tens sempre uma capacidade extraordinária de dizer tanto em poucas palavras! É isso mesmo, é simplesmente um país lindo!

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Portugal, definitivamente,Portugal e adesso Italia!

    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo como ficou ao falarem do seu jardim flutuante? :)

      Beijinhos e boa semana*

      Eliminar
  6. Porque é que não há nenhum país asiático ou africano no top ten?? Isso é racismo!! :P

    PS. Portugal é lindíssimo, sim. Só é pena o grosso da população que nele habita...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o que está a ser analizado é a beleza do país, e quando referes as pessoas lembra-te que nós somos escolhidos como óptimos anfitriões.

      Beijo

      Eliminar
  7. Que orgulho!
    Tanta pena que estejam a dar cabo da nossa terra; tanta pena que qualquer dia já só o vejamos quando viermos cá de ferias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sexo e a idade tenho medo que um dia o meu país se transforme apenas no meu roteiro de férias, mas isto está mais para isso do que para outra coisa, infelizmente :(

      Eliminar
  8. São lugares lindos realmente.
    Portugal também é um país que amo muito!
    Beijinhos minha querida e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pat. Eu sei :) No que toca a países o teu coração se divide em dois, mas não esquecer que o Brasil também aparece nesta lista :)

      Beijinho minha linda*

      Eliminar
  9. Muito bonito, mesmo. Ainda muito desconhecido por mim, coisa que quer colmatar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma rapariga simples tem tantos tantos sítios neste país que eu ainda gostava de conhecer, temos um belíssimo país :)

      Eliminar
  10. Um país belo habitado por gente....(o adjectivo foi suprimido porque é mesmo ofensivo)
    :))))))))))))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh L.O.L. há que realçar a gente boa que também temos, que há e muita! :) Beijinho

      Eliminar
  11. Respostas
    1. S* muito muito orgulho :) Afinal não somos só aquele país da Europa com o défice grande :)

      Eliminar
  12. Catarina,
    Estamos na mesma onda.
    Hoje publiquei algumas coisas que reforçam a nossa auto-estima, que dão maior visibilidade ao nosso país.
    Entre elas, um texto do Esteves Cardoso que tem este título simples - "Amo-te Portugal".
    Beijinhos e votos de boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro estamos sem dúvida em sintonia :) O que nos move? Este país que amamos! Beijinhos

      Eliminar
  13. Adoro viajar e já estive em maior parte desses locais.
    Falta-me Grécia e Austrália.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta viajar é uma actividade extremamente enriquecedora, faz-nos ficar mais ricos de experiências e isso não tem preço! Beijinho

      Eliminar
  14. Portugal é um País lindo e maravilhoso com tanto para descobrir, com tanta beleza natural, paisagística e arquitectónica, tanto valor social e cultural.
    Somos um povo afável e acolhedor, valente, inteligente e empreendedor, que já deu e continua a dar novos mundos ao mundo.
    Está neste momento a atravessar um deserto e a procurar resolver os problemas sociais e económicos. Terá de resolver tudo isso com urgência, caso contrário corre o perigo de deflagrarem tensões e convulsões sociais que o empobrecerão, e aí será colocado em outras listas. Faço votos para que não aconteça o que outrora aconteceu com os dinheiros da CEE, uma má aplicação desses fundos comunitários, muitos deles a fundo perdido.Agora que estamos a apertar o cinto e a receber os fundos da célebre "Troika" (que são para pagar), que sejam aplicados para desenvolver, melhorar e embelezar ainda mais este cantinho à beira mar plantado e o seu povo, que já de si é tão maravilhoso.
    Sinto-me honrado por ser português, e por vêr o meu/nosso país entre os mais belos do mundo.
    Vamos todos juntos desenvolvê-lo, melhorá-lo e preservá-lo ainda mais, para o levar onde ele merece estar: ao 1º lugar do ranking.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito que se não fosse aquela observação acerca dos nossos centros históricos das cidades (que de facto é desesperante de ver em alguns sitios) se calhar ficávamos mais acima no ranking! Mas para mim é o número 1!

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Olá, Poppy! Já tinha visto e divulgado esta notícia via blogue, embora sem todas a fotografias apresentadas. Estamos todos a precisar de boas notícias, não é? :)

    Todos sabemos que Portugal é um país lindo, mesmo que não sejam necessários sites estrangeiros a concordar, gostamos sempre de saber que têm uma opinião igual à nossa... :D

    Pena estes políticos que temos!

    Beijocas!

    ps - o desafio "acrescenta-me um ponto..." já tem mais 3 seguimentos... caso queiras ler! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um prazer ter a Teté aqui por estes lados :) Eu descobri a notícia no facebook e na altura partilhei lá, depois decidi que era uma pena não fazer um post com isto, porque é de facto algo muito bom e é uma boa notícia :)
      As fotografias que coloquei são as do site.

      Os políticos que temos têm vindo a destruir o país já de há muito tempo para cá, e o pior é não aparecerem alternativas decentes, enfim, uma tristeza.

      Tenho de ir ver isso do acrescenta-me um ponto :)

      Beijocas

      Eliminar
  16. Somos pobrezinhos, endividados, mas bonitinhos. Nunca tudo é mau...

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca pode ser tudo mau Pérola, não é assim? ;)

      Beijinho

      Eliminar
  17. Portugal é um país maravilhoso: é pequeno, mas tem tudo. Praia, campo, montes, montanhas, planícies. Sol, neve, chuva, calor, frio... tem tudo! É uma pena que não saibam investir melhor em Portugal como país turístico. Temos o exemplo da Suiça que aquilo é só neve e chocolates, no entanto eles fazem daquilo como se fosse a melhor coisa do mundo e todos os anos vão milhares de turistas só por causa da neve. Nós que temos de tudo o pouco, havíamos de conseguir melhor do que tem sido feito até agora, porque o futuro de Portugal passa muito pelo turismo, eu acredito piamente nisto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Karina temos de investir seriamente no turismo, porque o nosso país tem todas as premissas para isso.

      Beijinhos

      Eliminar
  18. Olà,

    Portugal é de facto belo, existem lugares encantadores que eu ainda não tive oportunidade de conhecer, mas sempre que passo em Portugal aproveito conhecer o màximo possivel .
    Deveria na minha opinião ser o n°1 ;)

    Adorei esta postagem, parabéns .
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado Live :) Portugal é de facto maravilhoso com recantos que nem imaginamos que existem.

      Abraços

      Eliminar