sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

As Regras de Moscovo e outras leituras

Após algum tempo de ausência que se justifica por alguma indisponibilidade, regresso com um post que andava nos rascunhos já há algum tempo e que queria muito escrever.

A terminar o ano que passou terminei de ler um livro "As Regras de Moscovo" do Daniel Silva, a história é boa (para quem gosta de temas de espionagem) e muito bem escrita, afinal não deve ser por acaso que o The Washington Post coloca o Daniel Silva entre os melhores autores norte-americanos de literatura de espionagem.  A história é de ficção mas com muitas nuances daquilo que é o mundo da espionagem,  do tráfico de armas na Rússia e o ponto onde quero tocar a censura jornalística. O livro começa precisamente com a morte de um jornalista, e neste ponto saindo do livro e entrando na vida real, fiquei algo estupefacta ao constatar que embora este livro seja de ficção a ameaça aos jornalistas russos seja algo muito real, segundo o Comité para a Protecção dos Jornalistas, quarenta e sete repórteres, editores, operadores de câmara e fotógrafos foram mortos na Rússia desde 1992, sim leram bem, desde 1992! Não sei se é facto que vos surpreenda mas a mim, surpreendeu. A Rússia é assim o terceiro país mais mortífero para a prática do jornalismo a seguir ao Iraque e à Argélia. 
Da Rússia sei que um presidente condenou a 2 anos de prisão duas ou três cantoras por falarem mal dele, e sei que em 2006 uma jornalista que talvez o nome vos soe familiar Anna Politkovskaya, foi assassinada e surpreendam-se (ou não) era uma crítica feroz do regime e isso fala por si. Não percebo muito do que se passa na Rússia em termos políticos, mas sei que o conceito de liberdade por lá é um pouco diferente daquilo que se vê por cá, até porque os números falam por si.
Da Rússia sei também que tem cidades lindas que gostava de visitar, e que vou conhecendo através das trocas de postais :) As pessoas da Rússia com quem tenho comunicado através do postcrossing são todas muito simpáticas, e as únicas que encontrei além de nós (portugueses) que até se despedem com beijinhos :) (os primeiros postais que mandei através do postcrossing iam todos com muitos beijinhos assim bem à portuguesinha no fim, até que me apercebi que ninguém se despede assim :p mas os primeiros lá foram :D)




Depois de ler as regras de Moscovo li "Almas Antigas" a reencarnação analisada pelos olhos de um jornalista, Tom Shroder, bastante céptico (e onde são inclusive desmitificadas algumas trapaceirices do tema), que acompanha um psiquiatra na sua missão de provar cientificamente a reencarnação onde são revelados factos muito interessantes acerca do tema. 
À parte as crenças é um livro bastante interessante, a vários níveis, deslinda um pouco acerca das religiões dos sítios por onde passam, o modo de vida e colocou no meu mapa imaginário pequenos locais de países como o Líbano e da Índia com os quais eu nem sonhava assim como a sua situação social.

De um sopro, porque o livro é pequeno mesmo, li também "ópio" de Maxence Fermine, um livro sobre a rota do Chá na China do século XIX, e toda uma série de situações que se viviam na altura com os mercados de Chá e Especiarias que era praticado na altura, e não só... Sim porque o livro não se chama ópio por acaso :)

De momento e para me dar pano para mangas, assaltei a biblioteca lá de casa e trouxe comigo um clássico de Dickens "A Loja de Antiguidades" mas deste falarei em outra altura :)

17 comentários:

  1. Salvo o clássico de Dickens que não me interessa agora (a lista de clássicos para este ano está traçada e nem sei se a cumpro) e o da reencarnação (já tenho ideias a respeito), estou a espumar pelos outros 2.
    Espionagem, venha a mim a moderna ou da antiguidade, em particular tudo o que envolver Igreja, conquistas e templários, relíquias, ordens religiosas e conspirações de agora ou d'outrora.
    China e rotas do chá e do ópio soa muito bem. Tenho um carinho especial pela China, comida chinesa tradicional (desde que lá fui nunca mais comi num restaurante chinês ocidental), e a história do chá é importante. Juntando-lhe ópio, tem potencial qb para 1 boa leitura. :D
    Boas sugestões!
    Beijokas e bom fim de semana!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pukinhas, esta da reencarnação surpreendeu-me porque os "estudos" são feito com crianças, crianças que não tiveram hipótese de ser influenciadas, nem acordam e dizem que em outra vida foram a Cleópatra, são crianças que afirmam pertencer a outra família que não conhecem e citam os nomes e afins, também por isso achei interessante.

      Este livro de espionagem não entra em temas religiosos nem isso, é mais um livro que aborda algo parecido com a Guerra Fria, embora se passe numa altura em que já não há Guerra fria, e apesar de ser uma história de ficção foi inspirado em algumas realidades.

      O ópio lê mesmo, li esse livro numa hora, o livro é pequeno, lê-se bem, é simples e interessante.

      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  2. Realmente é assustador pensar no perigo que representa, em alguns países do mundo, fazer jornalismo... Já nós, temos profissionais da treta, que dizem o que querem, quemuitas vezes não interessa a ninguém... e os políticos e outras figuras públicas ainda têm medo deles!
    Continuação de boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Briseis, eu não tinha conhecimento que a Rússia era assim, tão perigosa para o jornalismo... Já o nosso jornalismo também não é perfeito mas ainda assim prefiro a nossa realidade do que saber que há jornalistas que aparecem mortos assim do nada.

      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  3. Começo por dizer que gostei muito da colagem de postais e dos selinhos. Como fizeste a colagem - através do Pic Monkey, Picasa ou outro programa?

    Só li um livro de Daniel Silva e foi precisamente esse de "As Regras de Moscovo". Mas não gostei: muitos assassínios, o tal Gabriel que também é assassino mas imagina-se a si próprio um grande defensor da sua pátria, que além de "don Juan" também é um pintor de mão cheia, o maniqueísmo dos russos versus americanos e israelitas (sendo os russos os maus da fita, evidentemnte), enfim achei uma americanice pura... ;)

    Quanto à Rússia também não tenho dúvida que designar o país de democrata é um enorme exagero! Nunca foi, nem para lá caminha. Mas Israel pode ser democrata dentro das suas fronteiras, mas fora delas atua como facínora. Tal como o espião do livro...

    Li "A Loja de Antiguidades" ainda na biblioteca do meu pai, vai para muitos anos, e gostei. Como gostei de todos os livros que li de Dickens. :)

    Uma grande beijoca e bom fim de semana para ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Daniel Silva é americano Teté, nem se podia esperar outra coisa. Sim é um pouco americanice, eu de qualquer modo gostei porque eu gosto de livros com estes temas, antes deste li "A amante de Brenan" também é de espionagem mas em outras zonas.

      Quanto à Rússia para mim foi uma surpresa as coisas que acabei por descobrir com este livro, já tinha visto o documentário das 7 irmãs e tinha ficado com a sensação que a Rússia ainda é muito dominada por máfias, mas de facto não tinha qualquer noção de que chegasse ao ponto de ser um país em que se matam jornalistas.

      No outro livro sobre a Reencarnação, na parte do Líbano acabei por ler coisas acerca dos americanos que também me surpreenderam, neste caso pela negativa.

      Uma grande beijoca também para ti e um óptimo fim de semana, parece que vem aí o sol :)*

      Eliminar
    2. Ah... Quanto à colagem, não é colagem, é mesmo um postal grande :) E os selos também vinham exactamente como estão só cortei a parte da escrita e da morada :)

      Quando faço as colagens utilizo o Monkey ou de outro que fiquei uma vez a conhecer lá no Quiropró que agora nem me ocorre o nome :p

      Eliminar
  4. Olá Poppy,
    Confesso que não me lembro de ter lido nada do Daniel Silva. Mas de histórias de espiões sempre gostei muito. Sobretudo as do pós-guerra.

    Mas hoje em dia também há histórias fascinantes para contar. Ainda estão na cabeça e coragem dos seus autores.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JP, há sempre histórias maravilhosas prontas a serem lidas :)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu não conhecia o autor...embora não acredite em reencarnação, me interessei pelo enredo de "almas antigas", me parece bem interessante. Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vane M. o livro almas antigas torna-se muito interessante precisamente por ser escrito por alguém céptico em relação à reencarnação.

      Abraços :)*

      Eliminar
  6. Bom dia Poppy.

    Eu nunca li nada do Daniel Silva, aliás ando muito atrasada em minhas leituras, mas ontem tive uma agradável surpresa qdo recebi um livro do Brasil enviado por minha irmã. Um livro de contos, 'causos', um livro de autores não profissionais q contem 5 estórias escritas por ela. Se quiser conhecer o blog dela é marilim.net (Grãos de Areia).

    Ah, no Brasil tbém nos despedimos com beijinhos :)

    Beijinhos

    Regina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Regina, antes de tudo bem vinda :) Sim! É algo característico, despedir com beijinhos :)

      Beijinhos também para si Regina

      Eliminar
  7. Também nunca li nada do Daniel Silva. Mas deve ser muito interessante.
    Desejo que esteja bem.
    Beijinhos
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Irene, sim estou bem :) Espero igualmente que esteja bem também!

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Ficam as sugestões.
    Não conheço, como tal, fiquei curioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar