segunda-feira, 29 de julho de 2013

Do grego: Aikaterhíne, a partir da palavra kathará, que significa "pura"

Catarina de Bragança


Apesar da estátua que se encontra no parque das nações dedicada a esta Catarina ser coisinha para assustar o próprio medo sobretudo à noite, esta é a minha Catarina da história preferida.
Casou com Carlos II de Inglaterra e além do chorudo dote que oferecemos aos britânicos com este casamento, para lá levou hábitos como as Festarolas do Chá ( história da carochina aquela que nos conta que foi algo "criado" pelos britânicos), a wiki ainda diz que lhes deixou a geleia de laranja, o tabaco e ainda introduziu o uso dos talheres. 
Festas, chá, uso de talheres e geleia? Esta é das minhas :)


Catarina de Médicis (a que foi rainha de França)


Catarina de Médicis casou com 14 com Henrique II de França, sobre esta Catarina este artigo e este. De relevância para este escrito importa-me realçar que "introduziu na França o garfo, o gelado e a técnica de montar tendo as duas pernas do mesmo lado do cavalo" levou também para França "o gosto pelo luxo e pelas artes" promovendo festas e protegendo artistas, e ainda "dirigiu a construção do novo Louvre" e "mandou construir o castelo das Tulherias", estes feitos conferem-lhe por um dos artigos acima linkados o título de "verdadeira princesa do Renascimento". 
Gelados, festas luxuosas e gosto pelas artes? That´s my girl... 


Catarina Eufémia


Catarina Eufémia era ceifeira no Alentejo (pois não, as mulheres antigamente não trabalhavam e só ficavam em casa a cuidar da prole... Pois pois...). Em 19 de Maio Catarina foi a escolhida para liderar um grupo de mulheres que se juntaram em plena época das ceifas e resolveram pedir um aumento de ordenado, segundo o que contam só queriam "trabalho e pão", e aparentemente isso custou-lhe a vida.
Catarina Eufémia foi transformada num ícone comunista, mas sobre este tema surgem várias situações não comprovadas e algumas consideradas em alguns escritos como mitos, que era militante do partido, a de que estava grávida... Enfim, politiquices que pouco me interessam para o caso, porque acima de tudo foi uma mulher que, além do nome bonito, teve a coragem de reivindicar por uma situação que com certeza achava injusta. 
Quando era pequena e prolongou-se pela minha adolescência um tio chamava-me Catarina Eufémia... Aparentemente por ser muito reclamona :p (Nota: Esse tio é tudo menos comunista, por isso não sei muito bem se isso era um elogio...).


Catarina de Aragão



Catarina de Aragão, nascida infanta de Espanha, casa-se com Henrique VIII de Inglaterra. Não conseguem ter um filho homem. Ele pede a anulação do casamento situação que conduziu a todas as trapalhadas religiosas que já se sabem da história britânica relativas a esta situação.  
Catarina de Aragão, mesmo sendo uma Rainha estrangeira, conseguiu captar dos Ingleses admiração e respeito por todo o seu trabalho com as pessoas mais pobres, aprovava que as mulheres tinham direito à educação e segundo consta é também considerada patrona do Renascentismo. 


Catarina a Grande


Catarina a Grande, foi uma imperatriz Russa. Segundo consta, tornou possível a expansão do império Russo, melhorou a administração, e transformou a Rússia numa grande potência Europeia. Aparentemente a par do seu sucesso politico (provavelmente com custos elevados para as classes trabalhadoras), a sua vida privada era verdadeiramente escandalosa, devido aos inúmeros amantes que tinha, a quem no auge da paixão elevava os cargos e a quem despachava quando a paixão apagava :p Brincalhona!


Catarina de Alexandria ou Santa Catarina


Nascida pagã na Alexandria, converteu-se ao Cristianismo na adolescência. Lutou contra as perseguições violentas contra os Cristãos tentando convencer o Imperador Maximiano que os seus actos eram errados. Convertia todos os pagãos que o imperador enviava para disputar com ela. Quando foi presente ao imperador, este mandou-a para o cárcere, mandou chamar sábios para tentarem convertê-la sob a promessa de receberem fortunas imensas, mas esta converteu-os. Foi torturada e condenada a morrer numa roda (que aparece nas imagens da Santa), objecto de tortura causador de grande sofrimento, mas reza a lenda que ao fazer o sinal da cruz a roda quebrou-se. Acabou por morrer aos 18 anos decapitada.
Também a história de Catarina de Alexandria é controversa, e há historiadores que duvidam que tenham existido.
Com a descoberta dos frescos dos séculos IX  e VIII em Roma e Nápoles em que é identificada e fica assim comprovada a sua existência.



Simplesmente Catarina


É uma rapariga tão anormal como outra qualquer. Não vai ficar na história de toda a gente mas com certeza ficará na história de muita gente. Gosta de gatos e de cães sem preferência de uns em detrimento de outros (e gosta de quase todo o tipo de imagens fofinhas sobre o tema).
É apreciadora de chá e outras infusões, gelados e chocolate. 
Gosta de todos os tons roxo, verde água, azul petróleo e claro, todas as tonalidades de vermelho. Lampiónica não por convicção mas por paixão. O Benfiquismo que pratica é completamente emocional. 
Acha que os pais tiveram um extremo bom gosto na escolha do nome e cansou-se de usar um pseudónimo, cansou-se da claustrofobia que o anterior template lhe provocava, (ainda que tenha praticamente feito um curso em html para tentar alargar as margens mas sem sucesso), mudou o nome do blogue (já que o objectivo do nome Apontamentos de Luz era ter uma página de fotografias) saiu do armário e assumiu-se...

"Eu sou, simplesmente Catarina... "



Nota: A informação sobre situações históricas apresentadas neste post, que apenas visava falar sobre "Catarinas" que ficaram na história e factos mais leves sobre as mesmas, é passível de conter erros dado que as informações foram recolhidas em sites como wikipédia, e outros sites e blogues. Qualquer correcção é bem vinda.
Relativamente a outras "possíveis" discussões (ah que eu vi um pouco de tudo na minha extensiva pesquisa, valia quase tudo menos tirar olhos) acima de tudo, é importante não esquecer, que este espaço respeita diferentes pontos de vista! É dado o que se espera em troca!

22 comentários:

  1. Então seja bem aparecida, Dona Catarina!

    ResponderEliminar
  2. A pobre Catarina de Aragão foi expulsa da corte e afastada da filha, a futura Rainha Maria (a Bloody Mary) e viveu quase no isolamento até à morte... Mas foi vingada! A Ana Bolena perdeu a cabeça e, à falta de varões, foi a sua filha quem herdou o trono, depois da morte do Henrique VIII!

    ResponderEliminar
  3. Gata Como vês também tenho uma gata (Cat) em mim :)

    Sim a Catarina de Aragão não teve uma vida nada facilitada... Em relação ao Henrique VIII não consigo ter muita simpatia por esse personagem da história :/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Para a mais bela das Catarinas :)

    www.youtube.com/watch?v=Mh9kl1XgX60‎ ;)


    beijinho grande

    ResponderEliminar
  5. Pois então que assim seja, querida Catarina :) Que este novo espaço seja aquilo que precisas para revelares mais pedaços de ti, da forma que mais te fizer feliz.
    Bom recomeço!
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. A história que gostei mais foi a tua. :-)
    Bejinho

    ResponderEliminar
  7. Mudou a designação do blogue.
    Malandrice!! :)))

    ResponderEliminar
  8. Francisco Grata :) Gosto muito do titi Palma :)

    Beijinhos

    Helena Obrigada :) São só mudanças na aparência do espaço, como se mudasse de roupa a essência é a mesma.

    Beijinhos

    Lly A minha é uma história inacabada...
    Beijinhos

    Pedro Yep :p Não me tinha reconhecido, ehehehe

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Excelente linhagem de Catarinas, as apontadas neste post. E sim, já vais ficar na história de alguns outros seres... mas sinto que ainda vais dar muito mais a este mundo.

    Por isso é que gosto de ti, minha amiga.

    Beijim! ;-)
    Giuseppe

    ResponderEliminar
  10. Apesar de achar as histórias das Catarinas interessantes, ainda me encanto mais com as histórias reais que estão ao nosso lado. Acho que o momento em que sentimos essa necessidade de nos assumir é um momento de grande passagem de ciclos pessoal. Tenho um blog com pseudônimo...mas o compilado surgiu quando eu quis usar meu nome normal. E viva a liberdade de ser quem somos! Um abraço!

    ResponderEliminar
  11. Apesar de achar as histórias das Catarinas interessantes, ainda me encanto mais com as histórias reais que estão ao nosso lado. Acho que o momento em que sentimos essa necessidade de nos assumir é um momento de grande passagem de ciclos pessoal. Tenho um blog com pseudônimo...mas o compilado surgiu quando eu quis usar meu nome normal. E viva a liberdade de ser quem somos! Um abraço!

    ResponderEliminar
  12. Bem vinda então Catarina...! Há momentos em que sim faz sentido que nos assumamos...grandes mulheres as que citaste...cada uma à sua maneira...mas quanto a mim Catarina quanto mais simples melhor...fica mais perto de nós!!! Mas no fundo muda o nome...não a essência e essa é mesmo o fundamental e é essa essência que presidirá ao blogue renovado certo...que ee seja tudo o que desejares...nós por certo vamos gostar ...!

    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  13. E então a Kateri (Catarina) Tekakwitha, a primeira índia a tornar-se numa santa?

    http://en.wikipedia.org/wiki/Kateri_Tekakwitha

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Pensei que te tinha perdido Catarina:) fico contente por te ter encontrado outra vez:)

    Olá Simplesmente Catarina, bom de ver:)

    jinhosssssss

    ResponderEliminar
  15. Digamos que não houveram muitas personagens históricas com o meu nome verdadeiro ...

    ResponderEliminar
  16. Deixar o heterónimo e assumir o ortónimo é mesmo libertador. :D

    Muito giro o teu cantinho.

    ResponderEliminar
  17. Giuseppe Pietrini Ainda tenho muito a dar a este mundo sim :)
    Beijinhos

    Vane M. Obrigada pelas palavras, acho que mesmo usando um heterónimo, nós somos quem somos, mas por acaso gosto bastante do meu nome, muito mais do que de qualquer heterónimo que possa criar :p
    Abraços

    Roger yep, mudei outra vez :) DE facto gosto assim disto mais... Amplo :)

    Maria obrigada pelas gentis e apropriadas palavras, gostei :)
    Beijinhos

    FireHead não conhecia :p Agora já conheço :)
    Beijinhos

    Suricate Ohhh não me perdes tu... Eu vou andando sempre por aqui :)
    Beijinhos

    Nea do meu até posso dizer que houveram algumas :)

    Carla por acaso senti precisamente isso, e lembrei-me de ti por teres feito algo semelhante recentemente :)

    ResponderEliminar
  18. Prazer em conhecer-te :)
    A ti e às outras Catarinas todas.

    ResponderEliminar
  19. Demorei a situar-me :) Tive de ler este post para (re)conhecer.

    Olá Catarina!! :)

    ResponderEliminar
  20. Pusinko As outras Catarinas são um bocadinho mais conhecidas do que eu... Vá um bocadinho só :p

    ResponderEliminar