sábado, 23 de novembro de 2013

"Oh minha pombinha"

"Oh minha pombinha", é o modo carinhoso como se arriscam a ser tratados quando se passa a residir grande parte do tempo no "Puerto", grande cidade. Este ou "meu amor", e claro o imortal que eu adoro "Óh menina" :) O que eu já conheço desta boa gente, são bairristas no melhor sentido da palavra, são emotivos e fleumáticos, para o bom e mau, são atenciosos... Se estiverem numa paragem de autocarro que está para ser mudada, acreditem que mais do que uma pessoa vos vai alertar para esse facto, mesmo sem nunca vos terem visto mais gordos, atenciosamente alguém vos diz "sabe menina, eu não sei porque é que eles ainda têm aqui isto, mas olhe que esta paragem mudou ali para baixo", mesmo que o sinal da paragem ainda esteja efectivamente no local onde se encontram. 
Já aprendi que tratar alguém por "Senhora" ou "Senhora Dona" pode ser quase ofensivo, segundo o que me disse a utente que eu tratei assim "nós cá não somos, e não me leve a mal se é do Sul, como hei-de dizer, assim tão snobs". 

Caí de pára-quedas no meio de Portistas, e podiam ser Portistas daqueles que nem ligam a futebol mas não, são mesmo Portistas daqueles que gostam muito de futebol e que não gostam nada do Benfica, que muito provavelmente me vão moer a cabeça, agora que já sabem que sou do Benfica... Descobri também que tenho mesmo cara de Lampiona, quando numa conversa sobre futebol com um utente eu comento "de facto o campeonato é muito mais interessante com o Sporting lá nos lugares de cima, e olhe que eu nem sou Sportinguista" ao que o senhor respondeu "hum, não é do Sporting, mas do Porto também não é" paralelamente um dos meus patrões ainda diz "Pois, não é toda a gente que pode ter bom gosto". Sobre estas coisas do futebol o meu pai recomendou-me que evitasse falar de futebol, pois segundo ele, por vezes empolgo-me demasiado :p


As viagens de comboio diárias são repletas de filmes, diários e as vistas impagáveis! Uma panóplia de pessoas diferentes cruza-se comigo diariamente, com mil histórias que vos poderia contar, se houvesse tempo. Não há, mas posso dizer que até no cruzar de pessoas em momentos estranhos tenho tido sorte, certo dia, não de greve um acidente provocou a interrupção dos comboios e das 19h as 20h30 não saiu nenhum, nesse espaço de tempo foi juntando e juntando, mais e mais pessoas, eu a fazer o meu sprint diário (e desnecessário naquele dia) para apanhar o comboio deparo-me com um comboio já atulhado de malta até à porta, lá encontro um buraquinho onde me ensalsichar. Podia ter ficado junto de pessoas que dada a situação à bom português não fizessem mais nada do que bufar (e olhem que as razões não eram poucas) enquanto se aguardava a saída do comboio e reclamar de tudo e de todos.  Ao invés disso a malta que se juntou naquele espaço, decidiu começar a conversar sobre tudo e mais alguma coisa, com conversa repleta de boas gargalhadas o que serviu de agradável lenitivo para a situação, por isso até nestes momentos posso dizer que tenho tido sorte com as pessoas com que me cruzo. 

Cruzo-me com imensas pessoas diferentes todos os dias e isso é fantástico, eu sou a croma que vai com o nariz enfiado num livro (em duas semanas li quatro livros!), ou encostada a dormir ferrada ao ponto de sonhar, e ter de ser acordada várias vezes pelo senhor que confere os bilhetes com um leve empurrão.


Aos que conseguiram chegar a este ponto do texto sem adormecer, posso dizer que o novo trabalho é óptimo, com colegas fantásticas, assim como o projecto paralelo que é um projecto bonito e super bem feito. Para já só espero estar à altura deste desafio, e vou dar o meu melhor para estar à altura desta oportunidade! 
Algo que não muda de seja a Norte, Centro ou Sul, porra que as nossas balanças das farmácias estão sempre mal calibradas :p Deve ser uma das queixas mais universais :)

Para finalizar, porque tenho de falar disto, o jogo Benfica-Sporting foi um dos melhores jogos de futebol que
vi nos últimos tempos, digno de uma final, e aproveito também para dizer que o comportamento do JJ não me representa enquanto benfiquista. Também não posso deixar de referir que um dos momentos altos do jogo, foi quando o Patrício tirou a camisola no final do jogo... Aquilo é muita saúde!








E não "obrigada mano", mas obrigada Ronaldo, por me teres tirado a razão quando por vezes me queixo que não te vejo fazer na Selecção o que fazes no Real, e obrigada a toda a nossa Selecção pela emoção!
Podíamos ser apurados tranquilamente para ir ao Brasil? 
Poder podíamos, mas não era apuramento à Portuguesa!!! 



25 comentários:

  1. E as saudades que eu tinha tuas! E que bom é ler-te:) Fiquei de barriguinha cheia!:) E muito, muito feliz por saber que esta tua nova fase está a começar de forma tão feliz na minha cidade:)
    Obrigada pelas palavras tão meigas, a minha gente é sempre tão gozada e mal compreendida que soube-me a bombons ler tanta coisa bonita.
    Agora só aqui entre nós eu tenho 44 anos...e por cá...ainda sou menina:)

    jinhoooosssssss

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo teu novo desafio profissional na imbicta. Era fixe que viesses reforçar os recursos humanos de uma farmácia qualquer ali para a Estrada da Luz, mas...

    O importante é que o teu humor continua encantador.

    Beijim! ;-)
    Giuseppe

    ResponderEliminar
  3. Portistas, Benfiquistas ou Sportinguistas, todas somos pombinhas, meninas, filhas, queridas... Há lá coisa mailinda que o Puôrto?? :)

    Beijinhos Marianos! :)

    ResponderEliminar
  4. Espero que essa nova etapa da tua vida corra pelo melhor ;) e as pessoas do Porto são realmente únicas, tenho alguns amigos do Porto/Gaia e são impecáveis :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Catarina,
    Nunca mais recebi a publicação dos teus post. Estranho este blogger. Mas agora por acaso cheguei aqui.

    E logo um post bonito. Deixa-me dizer, para já, que o JJ também não me representa enquanto adepto do Glorioso. E que sempre gostei do Ronaldo.

    Quanto ao facto de te empolgares muito diante de portistas, é algo que não te aconselho..aliás o futebol é apenas um desporto. Não vale a pena empolgarmo-nos demasiado, nem com portistas, nem com sportinguistas, nem com benfiquistas. Gosto de brincar mas respeitando sempre....

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Estás a trabalhar no Porto? Ora ainda bem, que isto em termos de trabalho o importante é ter algo, ainda mais se é assim um projecto tão interessante e motivador... :)

    Beijocas e boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. Que o novo projecto corra muito, MUITO bem.
    E atençon c'os murcons!!
    Beijinhos e votos de boa semana!

    ResponderEliminar
  8. A mim tratam-me sempre por ó menina, e as ciganas por ó vizinha. É cultural, nada a fazer. Eu não me importo. Tinha uma colega que quando lhe chamavam ó menina respondia sempre - meninas é no Intendente aqui não há meninas só enfermeiras...

    Beijocas Cat. Gosto de te saber bem, feliz no Porto, cheia de actividade e projectos.
    vai dando noticias.

    ResponderEliminar
  9. www.youtube.com/watch?v=M-x5XWQnap0‎ - ...beijo imenso :)

    ResponderEliminar
  10. Um excelente relato sobre o dia-a-dia social e as tuas peripécias pela cidade dos nossos Campeões. Tem dias (muitos) que trocaria esta por essa :)

    Cá dentro também se vive e parece que estás a aproveitar e bem o que esta fase te proporciona, só assim se explicam as palavras de apreço para com as tuas colegas de trabalho :) Fico feliz por ti.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Surizinha, delicia é o teu comentário :) Ainda bem que gostaste... Eu também tenho saudades, muitas daqui, mas não tem sido fácil conseguir arranjar tempo para vir aqui, mas as saudades são muitas!
    É isso mesmo, tenho gostado muito de partir à conquista do Norte!
    Um beijinho enorme!!!

    ResponderEliminar
  12. Giuseppe não foi por falta de candidaturas para esses lados :p Mas não me quiseram aí :/
    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  13. Maria, eu que já vivi de norte a sul, posso dizer, sim num país tão pequeno somos de hábitos e maneiras tão diferentes, e em todos os lados especiais, sim o Puorto é uma coisa mai linda :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Roger, são pessoas de hábitos e maneiras diferentes, sem dúvida! Estou a gostar muito, e também espero que corra bem :)
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. JP, também os posts não têm sido muitos e o tempo muito escasso até para visitar os blogues que tanto gosto :/

    Posso dizer-te com algum orgulho, que já mudei em algumas pessoas mais próximas o "odeio os benfiquistas", ou o "os benfiquistas são isto e aquilo" para "ALGUNS (...)" e sabes que o alguns faz toda a diferença :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Teté trabalhar naquilo que gostamos, aplicar aquilo que estudamos, é fantástico :) Claro que as coisas já não estão como em tempos, mas é geral. A crise há-de passar, e eu sinto-me feliz, e isso é o mais importante :) Espero minha querida Teté, que desse lado esteja tudo bem!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Pedro, murcons? Quantos são? :p Eheheheh murcons há em todo lado não é verdade?

    Beijinhos e muito obrigada

    ResponderEliminar
  18. AC, se não me engano foi o teu aniversário por estes dias certo? Tenho de ver se no fim de semana dou uma volta nos vossos espaços que tanto gosto...

    Oh menina, Oh pombinha, Oh amor... O mais importante é o respeito com que se dizem as coisas :)

    Um beijinho enorme

    ResponderEliminar
  19. Martini Bianco diz o Jorge Palma que "somos escravos do que precisamos", eu acrescento que além disso, somos consequência das escolhas e dos rumos que tomamos :)

    Nossos campeões? Eu não tenho nenhuma portista enrustida em mim :p São os teus campeões, meus não :D

    Cá dentro também se vive sim :))) Dou-te toda a razão nessa quase mítica frase tua, apesar de cá estar também frio, e de mesmo assim a hipótese não ter ficado eliminada, ainda não era altura de eu ir para o nevoeiro Londrino :p As minhas colegas são uma moca, a sério só visto :D

    Beijocas e obrigada pelo elogio ao relato... Estiquei-me um bocado mas se desse asas as palavras, com a sede de escrita que ando ainda ficaria melhor, e os meus textos passavam a servir de ansiolítico :D eheheh

    ResponderEliminar
  20. Que bom: uma rotina nova e diferente! :)

    ResponderEliminar
  21. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderEliminar
  22. Olá Catarina,
    Fico muito contente que esteja a correr tudo muito bem e a cidade do Porto é mágica, :)

    beijinhos

    PS: É sempre um prazer ler-te.

    ResponderEliminar
  23. Fico muito feliz por ti. :) Que corra tudo bem. :)
    Sim, os portuenses são muito boas pessoas. Já passei belos momentos nessa cidade. :)
    beijinho

    ResponderEliminar