terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Sessão das 11

Ver filmes é algo que me apraz muito, à semelhança dos livros proporcionam viagens, umas mais tranquilas, outras mais agitadas, não são viagens tão detalhadas como nos livros mas são momentos que servem para relaxar, sonhar, pensar ou por vezes nem servem para pensar em nada de especial ou concreto e servem somente para descansar o cérebro e soltar umas gargalhadas. Vejo um pouco de tudo consoante a disposição, tenho muitos que quero ver, outros que quero rever uma vez que há filmes que devem ser vistos uma segunda vez.
Não falar em todos os filmes que vejo ou revejo não é de modo algum desprezá-los, por vezes posso somente não falar porque o filme não me disse grande coisa, outras vezes por mera preguiça confessa, alguns são filmes bem antigos que vejo pela primeira vez, outros revejo, não falar dos mesmos em detalhe não significa que não tenham exercido em mim qualquer tipo de emoções como revolta em "A Filha do General" - "The General's Daughter" de 1999, como alguma ansiedade com a "Obsessão Mortal" - "The Flock" de 2007, a emotividade ao rever "o Último Samurai" - "The last Samurai" 2003 com um tema que me interessa muito, não significa que não mexa comigo a força de uma mãe representada pela Ashley Jude em "Duplo Risco" - "Double Jeopardy" 1999 ou que a sensibilidade de Tom Hanks em "Terminal do Aeroporto" - "The Terminal" 2004 não tenha chegado até mim, que não tenha gostado de ouvir a música Take My Breath Away ao ver pela primeira vez o "Ases Indomáveis" - "Top Gun" este ano, um filme que imagine-se é só do meu ano de nascimento :). Não significa que não tenha gostado do desempenho da Nicole Kidman em "A Invasão" - "The Invasion" 2007 ou mesmo em "De olhos bem fechados" - "Eyes Wide Shut" 1999 um filme que recordava, de ter lido umas linhas numa revista de adolescentes que se chamava Ragazza, pelo facto de ela e o Tom Cruise serem na altura um dos casais mais badalados do mundo do cinema, ou ainda que "o Retrato de Dorian Grey" - "Dorian Grey" 2009 não me tenha causado alguns arrepios... 
Ainda assim a lista não está completa e falo dos filmes que vi ou revi recentemente. 
Mesmo não falando detalhadamente em todos os filmes que vi e gostei, há um ou outro que merece uma especial atenção.




Um filme sugerido pela Briseis, acerca do qual há muito fiquei de deixar a minha opinião.
É um filme onde 158 minutos se consomem num sopro a um ritmo alucinante onde não há tempo para observar o relógio, a história é sobre isso mesmo, homens que odeiam as mulheres. O filme desenrola-se em torno de um misterioso desaparecimento passado, que Henrik Vanger (Christopher Plummer) quer ver resolvido, para isso recorre a Mikael Blomqvist (Daniel Craig) e Lisbeth Salander (Rooney Mara). É uma história forte com um final surpreendente. Um dos bons filmes que vi ultimamente e um filme a rever.




Eu gosto de filmes adaptados a partir de filmes de animação, e se o "Espelho meu, espelho meu - Mirror, Mirror" 2012,  não me despertou a mínima curiosidade já este queria ver. Gostei do filme, não é uma história cheia de pozinhos de perlimpimpim e purpurinas brilhantes pelo ar largadas por fadas madrinhas. Apesar de não gostar muito da Kristen Stewart - Branca de Neve, o desempenho da Charlize Theron - Rainha má, é na minha opinião extraordinário a par do desempenho e beleza do Caçador - Chris Hemsworth. 
Só uma nota pessoal, neste filme acho a rainha má efectivamente mais bonita que a Branca de Neve, será que tem a ver com o charme das vilãs? :p
Um filme que aconselho a quem gostar do género.





De todos os filmes que já vi abordando o tema do Holocausto, este e o "The Pianist - O Pianista" 2002 foram dos filmes que mais me marcaram.
Um chefe máximo das forças nazis é destacado para ser "chefe" de um campo de concentração e leva a sua família, o seu filho e a curiosidade da idade levam-no a cruzar-se com um menino do campo que segundo ele anda de pijama todo dia. Uma amizade que não vê diferenças nas roupas ou nas crenças.
Um filme com um final amargo e emocionante. 

Para finalizar, uma nota sobre as nomeações para os Óscares, não queria pronunciar-me sobre isso antes de ver os outros filmes nomeados, mas fiquei muito surpreendida com a ausência de nomeações ao "Amigos Improváveis" - "The Intouchables" 2011 que é para mim só um dos melhores filmes que vi este ano que passou.. 

26 comentários:

  1. Adorei o filme "O rapaz de pijama às riscas", chorei, muito, um excelente filme, Catarina!

    Agora, o "Top Gun" é do ano do seu nascimento? Olhe, curiosamente, é do ano do meu nascimento para os namoros "sérios" de, mais ou menos, uma semana! :DDD

    Beijinho e gostei da "posta"!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, o Top Gun é precisamente do meu ano de nascimento... Como o tempo passa :)

      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  2. Engraçado, hoje também postei sobre cinema :P

    Ando para ver também o "The boy in the striped pijama" mas ainda não tive oportunidade. Mas ao ler o teu post, fiquei extremamente curioso com o "The girl with the Dragon Tatoo", a ver se o vejo brevemente :)

    Obrigado pelas sugestões :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roger, por acaso reparei nisso tinha acabado praticamente de publicar este e saiu o teu post sobre o assunto... Já passo por lá para a apreciar as sugestões :)

      Eliminar
  3. Também gosto muito de cinema. Pelas razões que apontas. Pelas viagens que proporcionam, pelos sentimentos que despertam, pelo refletir que proporcionam, pelos sonhos que fabricam.

    Também vejo um pouco de tudo, até para relaxar.

    Já viste "Amigos Improváveis". Profundo. Engraçado e relaxante. Da lista que enunciaste, muitos e bons filmes foram referidos. E tantos que podias aqui trazer.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JP, a sétima arte é um mundo fabuloso :)

      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  4. Sim, Poppy, o Rapaz do Pijama às Riscas é dos filmes mais inquietantes que já vi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miú II aí está um adjectivo que caracteriza muito bem o "Rapaz do Pijama às Riscas" inquietante.

      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  5. Óscares onde, curiosamente, não estará o grande vencedor dos Globos de Ouro.
    Não me lembro de uma bizarria semelhante.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São aquelas coisas Pedro... São aquelas coisas...

      Beijinhos

      Eliminar
  6. O rapaz do pijama às riscas ando para ver há imenso tempo. Será este fim de semana sem falta. E no cinema não quero perder os Miseráveis e Anna Karenina.

    Beijocas Poppy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AC, o rapaz do pijama Às riscas é um bom filme mas um pouco amargo, acho que é daqueles filmes que é quase uma valente bofetada na tromba para ver se abrimos os olhos em relação a algumas coisas...

      Miseráveis e Anna Karenina também quero ver.

      Beijinhos AC

      Eliminar
  7. Eu li a saga Millenium, de onde faz parte o livro Os homens que odeiam as mulheres. Na verdade, não os li, devorei, porque são completamente viciantes. Portanto, a modos que eu estava em pulgas para ir ver o filme (ainda por cima com o Daniel Craig, de quem eu gosto tanto) e, pela primeira vez na vida, achei que o filme fazia realmente jus ao livro. Achei-o a roçar o perfeito!

    O da Branca de Neve ainda não vi, se bem que até estou curiosa (apesar da sonsa da kristen). O Pianista é maravilhoso, lembro-me de ter ido ver 2 vezes ao cinema, e o rapaz do pijama às riscas vi há pouco tempo em casa e também achei-o fabuloso.

    Em relação ao Top Gun: vi-o tantas vezes na minha infância (à conta dos meus irmãos) que cheguei a um ponto que até já sabia algumas falas de cor e salteado ahahahah

    Beijinhos****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Karina, das pessoas que conheço que já leram a saga, toda a gente fala bem dos livros, tanto é que não se ficam por um dos livros vai a saga inteira, a ler sem dúvida.

      A Branca de Neve e o Caçador é um bom filme, a Charlize Therón faz um papel colossal mesmo, a Kristen nem consegue fazer-lhe sombra.

      O Top Gun, pelas mesmas razões do que tu (no meu caso tios que eu tenho) rodou muito lá por casa, e em casa dos meus avós, ainda no tempo do VHS, mas facto facto é que eu nunca me sentei quieta a vê-lo do início ao fim.

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Também me provoca alguma espécie o facto de "Guia para um Final Feliz" ter tido tantas nomeações. Uma comediazinha agradável, mas não mais do que isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos mais uma situação, são as tais coisas dos óscares...

      Boa semana*

      Eliminar
  9. Também considero "O Rapaz do Pijama às Riscas" e "Amigos Improváveis" dois dos melhores filmes que vi no ano passado. E gostei de "Os Homens que Odeiam as Mulheres", embora considere a trilogia de Larsson muito superior ao filme (neste caso, abrangendo apenas o I volume).

    "Mirror, Mirror" é uma patetice pegada, fizeste bem em passar, ou outro não vi.

    Dos mais antigos, lembro bem de "Top Gun" - engraçado, mas nada do outro mundo - "Terminal de Aeroporto" (gostei), alguns dos outros que referes já vi há tanto tempo que não recordo muito bem e outros não vi mesmo. Entre todos, há um que muito gostaria de ver, mas ainda não tive oportunidade: "O Pianista"!

    Ah, e não gostei muito de "Olhos Bem Fechados". É como tudo, cada um tem os seus gostos... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teté, a primeira parte do comentário já ouvi dizer :p Já tinha falado disso lá pelo Quiropró, e por acaso foi ^`a pouco tempo e ainda me lembro. Acho que são dois filmes aos quais é muito difícil alguém ficar indiferente.

      Mais uma vez uma opinião sobre a saga Milenium que me dá vontade de os ler :)

      "Olhos bem fechados" era para ser um filme erótico (pelo que li) mas depois quiseram que fosse para um público mais abrangente, então andaram a cortar cenas e o filme ficou um pouco sem nexo. ão é de todo um dos meus filmes preferidos também.

      Beijinhos Teté

      Eliminar
  10. Eu nem sou muito de filmes... vejo os que me "caem no colo"... raramente procuro algum... "os homens que odeiam as mulheres" foi um desses raros casos.... =) Talvez porque "entro" demasiado nos filmes que vejo, filmes como "o rapaz do pijama às riscas" deixam-me desconcertada... vi uma vez... não quero voltar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Briseis ainda bem que esse filme te caiu no colo porque assim falaste do mesmo e eu tratei logo de ter em conta a boa sugestão :)

      Eu também me envolvo muito nos filmes, até nos filmes de animação (não estou a brincar) é-me impossível ficar indiferente na história da Mulan ou no Up, é-me simplesmente impossível.

      Eliminar
  11. Também já vi Os homens que odeias as mulheres, Branca de neve e o caçador e o Rapaz do pijama às riscas e gostei bastante. Grandes filmes.
    Dos mais recentes e nomeados para Oscares aconselho Os miseráveis :)

    Bjokas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Miseráveis está na lista, está na lista a ver :)

      Beijinhos

      Eliminar
  12. O rapaz do pijama às riscas fez-me chorar tanto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. S* impossível ficar indiferente, é muito comovente toda a história :/

      Eliminar
  13. Adorei o filme "Os Homens que Odeiam as Mulheres", vi no cinema e são mesmo 158 minutos que passam a voar. Também gostei do "A Branca de Neve e o Caçador" e tens razão, a rainha má era realmente mais bonita que a Branca de Neve (mas sou suspeita porque detesto a Kristen).
    Também fiquei espantada pelo filme "Amigos Improváveis" não ser nomeado para nenhum Óscar, é um dos melhores filmes que já vi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. T. nem se trata de não gostar da Kristen, analisando de um modo frio a Charlize é efectivamente mais bonita do que a Kristen que na maioria das vezes aparece com o seu ar de enjoada mor :p

      Eliminar