terça-feira, 28 de maio de 2013

IV - Ira


Sobre este pecado dizia Marco Aurélio "Mais penosas são as consequências da Ira do que as suas causas" e eu concordo.

Sim, padeço, mas é uma ira fofinha como a imagem... Controlada,  sinto e sei quando ela cresce em mim e do exercício mental que tenho de fazer para a controlar. Foi uma aprendizagem custosa que trilhei e vou trilhando mas os frutos que vou obtendo do decorrer desse exercício são muito compensatórios. E diz o Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa que me tratou de uma série de problemas que eu tive (vá nada de grave, um desmaiosinho aqui outro acolá, e umas náuseas filhas da mãe que todos os meses me levavam a pensar que estava grávida  e que a Medicina dita Convencional não explicava) com agulhas e massagens que mais pareciam sessões de porrada, que o meu fígado agradece. Não me perguntem a mim qual  a relação entre a Ira e o fígado, posso explicar algumas coisas sobre o fígado como efeitos de fármacos, efeitos do álcool, não que seja por experiência própria, vá, vamos lá ver, e de alimentos, agora explicar a relação entre a Ira e o fígado isso eu não sei explicar.

Agora que sabem isto sobre mim, não tentem acordar o Hulk que a minha personalidade encerra, é verde e feio :p Depois não digam que eu não avisei ;) E por falar em verde, já chega de gozarem com o nosso "azimelão" ok? Já não há nada para falar nem se o Calado que segundo consta está num programa de TV fique em segundo lugar, vale? Estamos combinadinhos?

28 comentários:

  1. Bem, diz-se das pessoas dadas à ira que têm maus fígados e diz-se dos ódios que podem ser figadais.

    Também me iro, volta e meia. Dão-me nervos desgraçados. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. URS, ora aí está um óptimo acrescento ao texto :)

      É verdade diz-se isso :)

      Mas ainda assim não sei o que é ter ódio a alguém.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Medicina Tradicional Chinesa... Já ouvi falar tão bem, mas morro de pânico. Acontece que eu tenho um pavor tremendo a agulhas, seringas, injecções e tudo o que se assemelhe. Admiro a coragem de quem consegue fazer sessões de acupuntura, honestamente!
    A ira faz parte de nós, e às vezes mais vale mandar cá pra fora do que a manter cá dentro, isso mata-nos psicologicamente...
    E vá, pronto, no more joking about melões :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lara fez-me muito bem :) Não posso dizer que acupunctura, não dói, por vezes dói, eu tinha um ponto numa das mãos que era extremamente doloroso, e isso tinha a ver com tensões associadas aquele ponto, mas o terapeuta não insistia, deu a volta tratando esse ponto pela reflexologia, que é feito nos pés, e no fim da terapia esse ponto na mão já não me doía ao colocar a agulha.

      É verdade, por norma não deixo nada por dizer, deixar coisas por dizer faz-nos mal, e além do mais é a falar que muitas coisas se resolvem :)

      Eliminar
  3. A tua Ira de fofinha não tem nada..! Quem nunca comprou uma discussão contigo que acredite nisso, eu discordo! (pummmmbaaaa - Guimarães, Guimarães!!)

    :P :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OMG, ainda bem que aquilo que tu concordas ou discordas não passa disso mesmo, daquilo que concordas ou discordas :)

      Sim, Parabéns ao Guimarães e aos adeptos do Guimarães, não me parece que estejas incluído nesse conjunto de pessoas a parabenizar :p

      Eliminar
  4. Com a idade tornei-me muito contida...mesmo quando digo que estou furiosa...é coisa ligeira! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa, eu estou mais ponderada, no modo como falo e assim, mas não deixo nada por dizer.

      Abraço

      Eliminar
  5. Desde que a ira não vire fúria, tudo bem Poppy. Mas convém conter os nossos impulsos mais, diria violentos? os impulsos, claro.

    Os verdes são chatos como a potassa...já nem posso ouvi-los :)))

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JP, eu sou tudo menos violenta :p A violência é outro departamento que pode estar associada a todos os outros pecados capitais, ou não.

      Beijinho

      Eliminar
  6. Culpada... Eu costumo dizer que é o meu momento em que Bastet vira Sekhmet! :-)

    Não sou uma pessoa violenta nem agressiva, mas sou uma gata arisca...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GATA, também não sou violenta, e para as palavras chegarem ao ponto da agressividade têm de me fazer e dizer muitas para me levar a esse ponto... Não digo que não me levem a atingir esse ponto, mas não sou agressiva com as palavras assim do nada, é como um rastilho, só acende se alguém lhe chegar fogo :)

      Eliminar
  7. Já percebi que andas numa de pecados... Mau génio pode ser considerado ira?!? Bom, em abono da verdade tinha mais ataques desses em miúda, que fui controlando, hoje em dia são muito esporádicos. Mas naquele momento em que a mostarda sobe ao nariz, pois, lá se vai toda a racionalidade porta fora... :S

    Quanto aos outros pecados de que falaste até agora, sou praticamente uma santa: não tenho nenhum! :)))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teté, o desafio consiste nisso mesmo e este quero ver se termino é curtinho são sete posts :)

      Se mau génio pode ser considerado ira? Não sei, tal vez, também tenho um pouco, mau génio, mau feitio... Mas também não é nada que surja espontaneamente sem razão.

      :)))

      Beijocas

      Eliminar
  8. Finalmente!!! Um pecado que me assiste!!!!E de que maneira!!!
    Com a maturidade comecei a saber dominar melhor "o bicho" mas confesso que ainda me domina com frequência e nos dias de hoje as coisas têm voltado a sair do meu controle com alguma frequência, infelizmente!

    jinhossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suricate, eu penso que com a experiência se aprende muita coisa, eu noto que a minha personalidade não mudou, até porque a partir dos 21 anos a personalidade fica definida, o que se pode fazer é ajustes.


      Beijinhos

      Eliminar
  9. Acho que é uma "ira fofinha" como a da imagem, com uma dose suficiente de auto controlo. De qualquer forma, quando estou assim, o melhor mesmo é não me dizerem nada... Se me derem o meu tempo e espaço, passa rápido ;)
    Um beijinho Poppy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, sim isso é outra coisa que tenho feito, recuar antes de partir ao ataque, afastar-me daquilo que me está a causar constrangimentos e a chegar a um ponto que não se chega a conclusão nenhuma, resulta muito bem.

      Beijinho

      Eliminar
  10. Por falar em ira (é mais fúria!!) leia o que deixei lá no blogue.

    E, concordo inteiramente, está na hora de mudar a conversa.
    Mas olhe que há muitos benfiquistas a ajudarem a que continue o pagode.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro assim que tiver um tempinho já leio o que está em atraso :)

      Quanto a outros benfiquistas... Não tenho visto nada, até fico com impressão que sumiram do mapa :p

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Gosto mesmo dos seus escritos!
    Abraços.
    HD

    ResponderEliminar
  12. Quem tem maus fígados é irado com fartura LOL
    De há uns anos para cá, acho que a minha ira de fofinho tem pouco o que me traz dissabores. Vou tentando controlá-la, mas isto de ter a boca perto do coração é tramado...se ele estivesse no lugar dos rins talvez fosse mais fácil LOL

    Bom fim de semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NightDark eu fiz o percurso inverso, a minha ira tem vindo a ficar fofinha com o tempo, porque é verdade que traz dissabores.

      Também tenho o coração ao pé da boca, por isso sei bem do que falas :p

      Boa semana

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Ui... eu rendo-me completamente à minha ira e deixo-a tomar asas... até já escrevi sobre isso: está em http://domeupedestal.blogspot.pt/search?q=ira se quiseres ir espreitar.
    Mas do fígado, nunca tive queixas... =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Briseis ainda bem que me reencaminhaste para os escritos, estão sensacionais :)

      Eu nunca tive queixas do fígado, mas quando andei lá nos tratamentos de MTC o terapeuta disse-me isso, talvez ele tivesse notado algo de errado ainda que eu não tivesse para já sintomas :p

      Eliminar
  14. Olá Poppy, passei só para te desejar um Feliz dia da Criança!

    E porque hoje é o teu dia, desejo que o passes muito feliz e cheio de brincadeiras e guloseimas!

    Beijinhos *****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OMG, obrigada :))) És tão querido... Espero que o teu dia da criança também tenha sido recheado de guloseimas e brincadeiras :)

      Beijinhos

      Eliminar