segunda-feira, 20 de maio de 2013

Rescaldo

Alerta: Se não for para leres este texto pelo menos com metade do humor com que eu o escrevi, não percas tempo com o mesmo, além do mais é grande para caraças! Vou deixar a caixa de comentários aberta mas portem-se bem, e não me enervem, vá não me enervem muito.

Não, não estou contente... Mas também não foi nesta jornada que perdemos o campeonato e o Benfica só fez o que tinha a fazer, por isso era uma tristeza mais do que anunciada e embora tenha acarditado até ao fim não houve choradeiras, nem berreiros, nem estrebuchamentos,  nem disponibilização de porrada gratuita ao desbarato. E ainda que orgulhosa na mesma daquilo que as minhas queridas Papoilas fizeram esta época, estou triste sim, porque como já referi um dia destes nas caixas de comentários, lembro-me bem das competições desportivas infantis em que participava, e lembro-me de me dizerem "Ganhar ou perder é desporto! O que interessa é participar!" E eu do alto dos meus 6-7 anos já pensava "Ganhar ou perder é desporto o caracinhas, eu quero ganhar!" pensamento referente a actividades como: saltar dentro de um saco de batatas, correr aos pares com os pés atados, correr com um ovo numa colher de pau, corrida das panquecas voadoras (do que eu me foi lembrar, era uma corrida em que se ia com uma frigideira na mão a virar panquecas e lembro-me de ficar com umas trombas fenomenais por ter ficado em segundo ou terceiro lugar nessa corrida) enfim tudo actividades competitivas de alto gabarito! E prontes diz-se que sou assim uma cachopa um bocado para o competitiva com ganas de vitórias a sério desde tenra idade, por isso ainda que tenha muito orgulho no meu clube, estou triste sim! 

No entanto ainda que triste e desconsolada, não podia deixar de dar os Parabéns ao FCPorto, porque como me disse, os outros Benfiquistas que me desculpem, o maior e o melhor Benfiquista que conheço, (ainda antes dos jogos de ontem) o meu querido Pai,   não se pode tirar mérito a quem o tem e também porque os adeptos deste clube que se vão cruzando comigo nestas lides blogosféricas o merecem! Como diz o meu amigo Pedro Coimbra (talvez o primeiro adepto dos azuis a marcar a diferença pela positiva no meu circulo de amigos) "Outros adeptos nem merecem que os mande à m#$%" tomei a liberdade de trocar "benfiquistas" por "adeptos", porque ontem li coisas muito feias de todas as partes, e de facto, e há muito muito tempo que digo, torna-se estúpido, nas competições nacionais, as pessoas com telhados de vidro andarem sempre a apedrejar-se umas às outras, é simplesmente estúpido.

Aos que o facto de se rirem de nós se tornou num estranho conforto (neste grupo de pessoas, também as que se cruzam comigo por aqui, algumas já de, não diria longa, mas de alguma data, merecem todo o meu respeito porque apesar de me andarem a moer a mioleirinha, e me parecer que andam a perder o amor aos dentes, sei que não são adeptos que se lembraram de sair de uma toca onde se mantinham fechados com um estranho receio de sequer assumirem o seu clube até então, só para se dedicarem ao deboche e à gozação) também tenho umas palavrinhas, gozarem com as picadas de insectos nas canelas de uma pessoa alérgica às mesmas não atenua a conjuntivite alérgica que têm nos dois olhos :p (e não, não quero trocar :D), e agora a sério toca a subirem lá para cima para os lugares cimeiros onde pertencem, porque independentemente de vocês serem uns gozões e de já me andarem a enervar, o campeonato torna-se muito mais interessante assim.

Parabéns a todas as equipas que fazem parte do campeonato, Parabéns para o Paços de Ferreira por alcançarem um lugar inédito e o acesso à Liga dos Campeões, e claro, lamento pelo Beira Mar ter descido de divisão, mas futebol é mesmo assim... Parabéns ao Vitória de Setúbal por não descer de divisão, tenho um amigo que é um chato do caraças, e que também tem momentos em que a falar de futebol comigo também deve achar que um olho negro lhe ficaria a matar, mas que também merece que faça esta referência em particular :)
Por fim, desejo solenemente que ganhemos a Taça de Portugal, mas adianto que é imperativo que acima de tudo se respeite o Vitória de Guimarães ao máximo para que isso se torne possível.

A tristeza de uns será sempre a alegria dos outros, mas o desporto é mesmo assim. Que acima de tudo seja sempre uma boa razão para juntar amigos em torno de uma mesa para beber umas cervejas e comer uns minuins :) [Inserir imagem com amigos de vários clubes em torno de uma mesa com mines e minuins... Não encontrei nenhuma, mas fica a vontade!]

Sou do BENFICA e isso me envaidece! Sempre!



P.s. Aos que reservaram o Marquês (se eram de facto Benfiquistas - Já nada me surpreenderia!) a tinta, havia de vos nascer um pessegueiro num sitio que eu cá sei e dar abóboras! Desde quando se festejam as coisas antes de se alcançarem? Correu bem não correu amigues?

28 comentários:

  1. Bah, ganhem lá essa Taça de Portugal :)

    Joquinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NightDark dizes isso como se fossem favas contadas... Não são... Mas claro espero que ganhemos.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Gostei do teu texto =) Eu cá benfiquista mesmo com tanto sofrimento serei até morreu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jovem $0nhador@, há coisas que não se mudam! :) Sou e sou com orgulho!

      Eliminar
  3. Poppy:) Tiro-te o meu chapéu!
    Já disse isto hoje duas vezes! Aqui fica a terceira (sim estoua contá-las pelos dedos, porque sei que não vou encher as duas mãos, infelizmente) mais benfiquistas como tu houvesse e era muito simples e prezeiroso gostar de benfiquistas.

    Jinhossss e no próximo domingo que ganhe o melhor em campo de forma justa e honesta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suricate, assim deixas-me sem jeito :) É aquilo que sinto e é sincero! É preciso acima de tudo saber respeitar o adversário, é preciso saber ganhar e saber perder... Não te vou dizer que não custou, claro que custou, mas o que aconteceu aconteceu e cabeça para a frente, siga para bingo :)

      São adeptos como tu a quem este post se dirige, porque os restantes não merecem nem que os mande aquele sitio feio.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. A Suricate é portista, mas eu, como sportinguista, concordo em absoluto com a frase "mais benfiquistas como tu houvesse e era muito simples e prazeiroso gostar de benfiquistas" ;) é que infelizmente a gabarolice de muitos e a mania que tudo são favas contadas é que faz com que os outros adeptos se irritem :P

      Eliminar
    3. Roger, isto da clubite que descamba é um ciclo vicioso... É o tal cuspir para o ar como tu muito bem falaste num comentário por aí... Pode correr mal... Nos anos negros do Benfica (época 2000/2001) também houve um conjunto de Sportinguistas que levou para um estádio uma faixa a dizer "Não ficámos em Sexto" a gozar com o Benfica, acho que não preciso dizer mais nada.

      E nesse mesmo ano em que o Boavista foi campeão, lembro-me de entrevistarem alguém do Boavista e perguntarem: "Com a actual situação do Boavista pode-se falar em 4 grandes ao invés de 3 grandes?" ao que ele respondeu "4 grandes? Não! Eu só conto 3 grandes um dos quais é o Boavista", no ano a seguir a cuspidela caiu na tromba. Este ano caiu-nos a nós, o pior é que caiu em quem cuspiu e em quem não cuspiu para o ar.

      Gabarolas também eu sou, sou orgulhosa, e para mim o Benfica é mesmo o maior clube do mundo até quando andava em sexto, agora considerar favas contadas é que não! É importante respeitar o adversário, sempre!

      Eliminar
  4. Sou do BENFICA e isso me envaidece! Sempre!

    E não digo mais nada....

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JP, nem é preciso dizer mais nada... Orgulho imenso!

      Beijo

      Eliminar
  5. Adorei o PS! :) Apesar de ser verde e branca, e não perder uma oportunidade de fazer uma piadola, isto é ter verdadeiro amor ao Clube do coração! Por isso, os meus parabéns! :)

    A ti, e a outros que conheço e merecem, desejo que não percam tudo como nós conseguimos perder naquela época, e que consigam a taça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CM, só eu sei, não porque não fico em casa mas o quanto me irritei com aquilo...

      Eu sei que és uma Sportinguista com S grande,só por isso é que já te perdoei a gozação da última semana :p

      A ver se o Jorge Jesus não segue os passos do Peseiro, a ver vamos...

      Boa semana*

      Eliminar
  6. Longe vai o tempo em que ficava de trombas quando o Glorioso perdia. Agora fico chateado durante uns minutos, vou matar uns zombies no PC e tudo passa. Por acaso sempre fui apologista do "o importante é participar", apesar de ser muito competitivo. Agora quando levavam isso ao extremo, querendo tirar o gozo do jogo, até auto-golos meti, para os trazer à realidade. Beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafeiro Perfumado, eu também fico chateada durante uns dias e depois passa, pena que eu não goste desses jogos talvez fosse terapêutico e a cura se desse mais rápido :)

      O "importante é participar" é muito bonito é muito bonito, mas nunca me inscrevi nem inscreveria em nada se não acreditasse que tinha a minima hipótese de ganhar. Por isso participar é bom mas ganhar é muito bom :) Se sempre ganhei? Claro que não, mas sempre acreditei que isso podia acontecer. Sim eu sou competitiva, com tudo o que isso tem de bom e de mau. Mas sei respeitar os adversários e não concordo com a máxima "custe o que custar" se isso implicar trepar por os outros acima, isso é que não! Nem em jogos, nem em concursos nem em competições, nem na vida nada! Não me identifico minimamente com esse tipo de "vitórias"!

      Beijocas

      Eliminar
  7. Poppy, não fiques triste. Este ano foi o Porto o campeão para o ano pode ser o Benfica.

    Não gosto do Jorge Jesus, mas tem a ver com o que se passou o ano passado em Düsseldorf.

    Fiquei contente com a victória do meu querido FCPorto, mas em contra partida o meu clube alemão, FORTUNA DÜSSELDORF vai descer de divisão.

    Sou da opinião, que devemos respeitar os adeptos de outros clubes desportivos, de outros partidos políticos e de outras religiões.

    Desejo-te uma semana feliz "custe o que custar"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ematejoca, fico trsiste porque confesso que vibro demasiado com o futebol... E perder o campeonato assim não é fácil não.

      Mas claro que há-de passar :)

      Não sabia de onde vinha esse desgostar do Jorge Jesus :p Agora já percebo, tenho um primo na Alemanha, que também é portista e também não gosta do JJesus, diz que não gostava de o ver no FCPorto nem pintado de ouro...

      A semana está a pssar bem.

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Muitos parabéns pelo seu espírito fleumático, Poppy. É dessa forma que eu vejo o desporto e foi por isso que na quarta-feira me fartei de torcer pelo SLB, apesar de ser portista.
    Conheço grandes benfiquistas e entre eles tenho alguns bons amigos, por isso me entristeceu que o treinador do SLB se tenha recusado a dar os parabéns ao FCP.
    Eu sei que neste fds o Benfica perdeu rês títulos ( andebol, hóquei e futebol) para o FCP, mas caramba, isto é só um jogo e o desporto não tem piada quando entram rivalidades bacocas.
    Muitos parabéns pelo seu post. Uma verdadeira benfiquista é assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Barbosa, obrigada :) Eu também conheço grandes Adeptos de tudos os clubes, e esses são quem me importam.

      É custoso perder o campeonato de futebol, mas isto é mesmo assim, uns perdem outros ganham.

      Abraços

      Eliminar
  9. Poppy,
    Desde o dia que nos conhecemos por estas paragens (quem sabe, um dia, não nos venhamos a conhecer pessoalmente...) percebi que era alguém especial.
    Tenho vindo a reforçar essa ideia ao longo dos anos.
    E tenho aqui mais um óptimo exemplo.
    Não insulto ninguém, não falto ao respeito a ninguém.
    Mas também exijo o mesmo comportamento do outro lado.
    Também eu li, e ouvi, coisas que já cansam.
    Sinceramente, já cansam.
    Como tal, respondi hoje.
    Com elevação, com educação.
    Só não vê quem quer ser cego.
    E esses raramente têm cura.
    Poppy - se o treinador do Porto tivesse o discurso que Jorge Jesus teve (estamos mais perto nosso rival; não ganhámos, mas estivemos na luta até ao fim; o nosso rival "só" ganhou o campeonato e nós estivemos em todas as provas) eu próprio começava uma petição para o ver pelas costas.
    E já não é a primeira vez, nem nada que se pareça.
    Se o Benfica perder a Taça de Portugal, qual é a diferença para o Sporting de Peseiro que foi objecto de tanta chacota?
    Respeito, muito!!, o Benfica.
    Respeito, muito!!, alguns dos adeptos.
    Já não perco tempo com outros porque são mesmo casos perdidos.
    Beijinhos e votos de boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, obrigada pelas palavras, assim deixa-me mesmo sem jeito mas agradeço. De facto já nos conhecemos há um tempito, e vamos-nos conhecendo, o que é facto é que o Pedro foi sem dúvida um adepto que fez muita diferença na minha maneira de encarar os adeptos de outros clubes, e também porque desde sempre achei que o respeito é sempre fundamental, acho que o desporto, mesmo entre adeptos de clubes diferentes deve ser uma festa e não pretexto para andar à porrada, ser levado muito a sério até faz mal à saúde :)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Estou como tu, tristinha mas a bola é mesmo assim. Se bem que ligue menos ao futebol que muita gente... e ainda bem! :)

    Quando à alma benfiquista, lógico que nunca se perde! Isso de virar casacas é bom para políticos...

    Beijocas e don't worry: pró ano há mais!

    § - alguém gosta de perder, mesmo a feijões?!? Hummmmm... não me cheira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teté, ainda bem, eu ligo demasiado :p E isso traz as suas consequências :)

      Claro que para o ano há mais.

      Sobre o p.s., sabes, há tempos tive uma conversa com uma amiga sobre o tema, foi uma conversa... Agitada! Eu continuo a achar que ninguém gosta de perder, mas nessa conversa com ela conclui que há de facto quem seja mais passivo e indiferente em relação ao perder/ganhar. Deve ter a ver com personalidade, coisas da psicologia.

      Beijocas

      Eliminar
  11. Sou do BENFICA e isso me envaidece! Sempre!

    ResponderEliminar
  12. Oh pá.... O FCP ganhou e eu nem acompanhei a liga este ano. Que bom e estou contentinha sim mas, estas guerrinhas de adeptos muito ofensivas de parte a parte tiram a vontade de celebrar mais e melhor.
    cada um com o seu coracao de uma ou duas cores e pronto. Pro ano ha mais.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pusinko, nem parece teu não teres acompanhado a liga (à semelhança da ematejoca, mais uma portuguesa em terras da sô dona Merkel portista roxa :p), ainda para mais com o teu FCPorto campeón! Acima de tudo devia haver respeito, há coisas que já metem asco, vindas de todas as frentes...

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Olá Poppy,
    Não é este meu comentário que vai entristecer o teu belíssimo texto, eu fiquei triste porque a minha mãe é do Benfica.
    Tenho amigos dos três clubes e se as pessoas pensassem como tu, o futebol teria outra característica que neste momento não tem.

    Realço só uma frase que devia estar sempre presente: "A tristeza de uns será sempre a alegria dos outros, mas o desporto é mesmo assim." e era tão bom ler estes tipo de textos noutros blogues ou em outros locais.

    beijinhos e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, os teus comentários não entristecem os meus textos :)

      A minha mãe nunca teve clube definido, mas em relação ao futebol, ela anda contente quando os filhos e o marido andam contentes, por isso acaba por ser Benfiquista :)

      Beijinhos e um Bom fim de semana

      Eliminar